Nesta terça-feira (09/01) Simão Peixoto prefeito do município de Borba é alvo da Operação Voz do Poder, com a suspeita de que o prefeito tenha manipulado testemunhas de uma investigação que apura desvios de recursos públicos, que seria para compras de merenda escolar durante a pandemia do Covid-19, no ano de 2020.
Segundo a PF, a quantidade de merenda fornecida era diferente do volume contratado, contradizendo assim os documentos apresentados. Sendo também apresentado falsificação de recibos de entregas de kits sem comprovação documental de possíveis pagamentos.
O mandado de prisão preventiva foi cumprido e o prefeito ficará afastados de suas funções públicas por 180 dias, e também foram realizados coletas de provas nas cidades de Manaus e Borba. Simão Peixoto chegou a ser preso em 2023 em uma investigação de possível lavagem de dinheiro, fraudes de licitações e corrupção ativa e passiva. Sendo que quase dois meses depois ele foi solto mediante a pagamento de fiança. E no dia 8 de setembro foi realizada uma Seção Extraordinária para que Simão Peixoto fosse conduzido ao cargo de prefeito do município.
Edição: Erica Maia